domingo, 1 de julho de 2012

Periquitos Australianos



Ah, os tão famosos periquitos. Baratos e coloridos, sabem interagir com os humanos, adoram fazer barulho e destruir qualquer brinquedo que se coloque na gaiola. São dóceis e fáceis de amansar(desde que criados no bico desde pequenos). Podem ser criados em bandos, desde que em grandes gaiolas ou viveiros onde possam voar e tenham sempre disponível água(que deve ser trocada diariamente) e comida à vontade

Gaiola:
A gaiola para os australianos deve ser de metal e retangular, medindo aproximadamente 40x30x30cm.

Alimentação:
Envolve além das sementes mais comuns(painço, alpiste, girassol, aveia, colza, niger e alpiste), verduras escuras como espinafre, brócolis e almeirão. Pode-se complementar a alimentação com milho cozido, pão velho, bolacha de água e sal, maçã, pera, entre outras frutas. Importante: nunca dê chocolate, verduras claras, ou abacate para essa espécie, desregulam o organismo.
Existem ainda variados complementos vitamínicos, encontrados em lojas de rações que podem ajudar nossos companheiros. Osso de siba ajuda o aumento de cálcio no organismo alem de afiar o bico.
Sexagem:
Nessa espécie, há o dimorfismo sexual aparente, machos possuem o 'nariz' azul e as fêmeas num tom mais claro, associado ao beje. Na época do acasalamento, essas cores ficam mais fortes e nos machos, chegam ao roxo. Nas fêmeas, variam do rosa ao marrom.
Reprodução:
Periquitos Australianos se reproduzem o ano todo, mas esse período se intensifica a partir de setembro(épocas mais quentes). Somente aves maiores de um ano estão aptas à reprodução. 
Período de incubação> 18 dias a partir do último ovo. Procure deixar seu casal em local com pouco movimento e barulho, isso ajuda as aves a procriarem. 
É possível amansar os filhotes, para isso basta dar a papa especial para filhotes diluídas em água 3 vezes ao dia até a ave comece a criar penas, depois passe a oferecer água e a ração para adulto e dê comida somente duas vezes ao dia.

Exemplo de macho:
 Observem que este macho está no período de acasalamento, pois a cor acima de seu bico está muito acentuada..

Exemplo de fêmea:
 Fêmea também pronta para criar;

Se quiser manter a dominância de cores, evite misturá-las demais. Procure manter um padrão entre casais.

Fêmea albina:

Uma das mais variadas mutações, os lutinos!




3 comentários:

  1. Ain que lindos eu to começando agora a criar tenho 15

    ResponderExcluir
  2. Oque eu dou pra eles começa a ter filhotes

    ResponderExcluir
  3. Pode-se oferecer Avitrin Reprodução, é um complexo vitaminico específico para essa época. Ofereça sempre frutas e verduras e deixe o ninho de prontidão. Aí é só esperar que eles vão criar.

    ResponderExcluir