terça-feira, 17 de julho de 2012

Como cortar a asa das calopsitas?

Uma operação perigosa é cortar a asa das aves, procure utilizar uma tesoura sem ponta mas que corte bem.  É possível realizar o corte sozinho, mas se for iniciante, peça ajuda à alguém para segura ave enquanto você abre a asa e corta. Sim, as aves vão bicar o dedo de quem estiver segurando, afinal é a defesa dela. Acostume-se ou enrole sua mão em um pano BRANCO, pois outras cores devem assustar mais ainda a ave.
Alguns criadores optam por cortar as duas asas, eu prefiro cortar uma só. Isso dá menos estabilidade à aves, ela praticamente não vai conseguir plainar. Portanto procure deixar a gaiola em locais baixos para evitar quedas bruscas.
 Mas isso não impede que você corte as duas asas, se for esse o caso, a ave terá mais estabilidade e poderá alçar vôos mais longos. Isso exigirá maior atenção, além do que você deverá apará-las com mais frequência.

As penas que devem ser aparadas, são as 10 primeiras de fora para dentro, das penas de vôo primárias, segue figura retirada da internet(http://birdmania.sites.uol.com.br/br_asaseunhas_asas.htm):



Esse vídeo explica bem isso:
http://www.youtube.com/watch?v=6SoW1dPh_BA


Lembrando que essa operação não machuca as aves, seria como cortar o cabelo de um humano. Mas deve ser realizada com cautela, observando sempre as áreas irrigadas das penas, para evitar sangramentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário