sábado, 7 de julho de 2012

Agapórnis


Imponentes e barulhentos, essas aves coloridas podem ser amansadas e 'criadas no ombro'. Quando mantidos em bando, não brigam. São fiéis aos primeiros parceiros até a morte.
Não é aconselhável manter um agapórnis sozinho, pois pode sofrer de depressão. Quando for comprar, não necessariamente precisa ser um casal, pois dois machos ou duas fêmeas se dão bem da mesma maneira, sem brigas.
São aves muito brincalhonas e adoram destruir comedouros e bebedouros, alem de poleiros. Por isso, ofereça comedouros de louça, ou prenda-os na base da gaiola para evitar desperdício. Deixe à disposição dos  pássaros algum tipo de brinquedo, facilmente encontrados em pet shops como escadas, sininhos, argolas.
Gaiola:
A gaiola deve ser de metal e medir no minimo o dobro da envergadura das aves(cerca de 18cm), tanto na largura quanto no comprimento.
Alimentação:
Basicamente a mesma dos outros psitacídeos. As sementes: alpiste, girassol pequeno, aveia com casca, colza e painço verde. As frutas: maçã, banana, kiwi, goiaba. As verduras escuras: brócolis, almeirão, espinafre. Complementos: pão velho, milho-verde cozido, jiló, cenoura.
É importante sempre deixar na gaiola os famosos ossos de siba. Além de ser um complexo de minerais, serve para as aves desgastarem seus bicos. 
Sexagem:
Essas aves não possuem dimorfismo sexual, portanto a melhor forma de diferenciar machos de fêmeas é o exame de DNA, barato e eficaz.
Reprodução:
Separe seu casal em uma gaiola com medidas aproximadas de 80x50x50cm com um ninho de madeira(vide postagem sobre ninhos). Procure deixar seu casal em local com pouca movimentação para maior eficácia na criação. Nesse período, ofereça muitas frutas às aves e se quiser complemente com vitaminas encontradas em casas de rações que podem ser diluídas em água ou misturadas à comida. A maturidade sexual dessas aves é de 8 meses, mas só devemos iniciar a procriação a partir de um ano de idade.
O período de acasalamento é o ano todo, com maior intensidade no verão. Mas como sabemos, não é correto deixar o casal procriar o ano todo, pois isso causa muito desgaste nas aves.
A incubação dos ovos é de 22 dias e deve ser contada a partir do ultimo ovo botado, que é quando a fêmea  começa a chocar. 

Agapórnis são divididos em 7 espécies diferentes. Para facilitar vamos diferenciá-los com fotos:
Agapórnis Canus

Agapórnis pullarius

Agapórnis taranta

Agapórnis swinderniana

Agapórnis roseicollis 

Agapórnis fischeri

Agapórnis personatus

Agapórnis lilianae

Agapórnis nigrieni azul

 Albino

Existem cerca de 43 mutações de agapórnis, ou aves do amor como são conhecidas por manterem relações monogâmicas. 




2 comentários:

  1. Meu amigo não esta trocado a foto do Agapórnis personatus com Agapórnis fischeri? pois tenho dois que o veterinario e quem me presenteou como personatus e eles são iguais ao da foto que vc diz ser fischeri.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como faço para não deixar mais meus agapornis pocriar?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir