terça-feira, 3 de julho de 2012

Diamante de Gould


Originários da Austrália, e interessantes pela variedade de cores, que vão desde o branco até o preto, passando por variados tons de amarelo, laranja, vermelho e roxo. Possuem esse nome em homenagem à esposa do ornitólogo(especialista em aves) que os catalogou.

Gaiola:
Não exigem gaiolas muito grandes, podem ser tanto de madeira quanto de metal. Medindo aproximadamente 20x30x30cm.
Alimentação:
A alimentação dessas aves é simples como a maioria, comem as mais variadas sementes(entre elas alpiste, painço, niger, colza e gergelim). Devemos complementar a dieta com frutas como maçã, pera, banana e kiwi. Verduras escuras como almeirão e brócolis. 
Complementos vitamínicos são indicados, pois a resistência desses bichinhos não é muito alta. Ofereça também milho cru na espiga e ovo cozido algumas vezes ao mes, principalmente na época de criação.
Reprodução:
Essas aves são curiosas no que diz respeito à reprodução, algumas vezes a fêmea abandona o ninho após botar os ovos. Para esse problema, a solução é colocar uma fêmea de manon na gaiola e retirar a fêmea que botou os ovos. Os manons são conhecidos por chocarem ovos de outras espécies.
O período de acasalamento varia de acordo com a região, diz-se que na temporada de chuvas é o momento certo para juntar os casais. Só criam após atingir a fase adulta, ou seja, somente após um ano de idade.
Ofereça sempre vitaminas industrializadas diluídas na água nesse período ou mesmo rações especiais para a espécie.
Sexagem:
Podemos diferenciar machos de fêmeas observando as cores e a cauda. Machos possuem a cauda mais alongada e cores mais vivas, são mais coloridos. Fêmeas pelo contrários são menos coloridas e possuem cores mais opacas. Embora essa identificação seja um pouco difícil, pessoas com mais experiencia conseguem identificar com mais facilidade.
Exemplo de macho:
 Observa-se cores muito vivas no peito principalmente.

Exemplo de fêmea:

Abaixo temos alguns exemplos das mutações mais comuns:
Casal cabeça vermelha. Fêmea à esquerda.

Macho cabeça laranja.

Macho cabeça preta.

 Não tão comum assim, ao lado temos um caso de albinismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário