sábado, 21 de julho de 2012

Como e quando cortar a unha das aves?

Um outro assunto que deve interessar todos outros criadores. Quando cortar a unha das aves? Não é uma operação de rotina e nem sempre é necessária. Procuramos fazer o corte quando as aves estão com as unhas demasiadamente grandes ou antes da época do acasalamento. Na fêmea para que ela não enrosque no material oferecido à ela para confecção do ninho nem mate os filhotes recém nascidos.
Nos machos para evitar que machuquem as fêmeas durante o acasalamento.
A pata de um passaro é basicamente a mesma em todas as espécies, e é sim irrigada por veias. Portanto devemos tomar cuidado na hora de apará-las. Na imagem temos a pata de um canário(imagem retirada daqui: http://avesdoronaldo.blogspot.com.br/2012/06/como-cortar-as-unhas-de-uma-ave.html )
A pata deve estar bem presa por uma das mãos, se necessário peça ajuda à outra pessoa. No caso de haver sangramento, se não possuir o pó hemostático que é facilmente encontrado em pet shops, coloque uma pequena porção de açúcar sobre o ferimento e aperte com cuidado até estancar. 
Utilize-se de um cortador de unha, ou alicate. Existem também cortadores de unhas, feitos exclusivamente para pássaros e estes também podem ser encontrados em pet shops, como o da foto:

No caso dos psitacídeos, onde o corte não deve ser muito grande, pois as aves se utilizam das patas tanto para alimentação quanto para locomoção, pode-se apenas lixar com uma lixa de unha normal até desgastar um pouco. Ou pode-se utilizar poleiros especiais, com pedaços de lixa ja colados que causam o desgaste sem precisar de um humano.
Na foto podemos ver canário com a unha grande. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário