quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Piolhos em aves

Um grande cuidado que devemos tomar com nossas aves é com relação à proliferação de piolhos, trazidos por aves que vivem nas ruas como rolinhas, pombas e pardais, essa praga causa grandes transtornos.
Aves muito inquietas, que ficam se bicando o tempo todo e se molhando nos bebedouros podem ser aves infectadas. Esses são os principais sintomas. A maioria das espécies de piolhos não se alimentam de sangue, mas devemos ficar atentos também com relação ao enfraquecimento das aves ou no caso dos machos que chegam até a deixar de cantar por conta dos piolhos hematófagos(que se alimentam de sangue).
Essa praga se manifesta de forma repentina e se espalha com muita facilidade, além de de atacar principalmente durante a noite. Por isso devemos estar sempre atentos à atitudes estranhas de nossas aves para detectar o problema e acabar com ele rapidamente. Observe com frequência também os encaixes dos poleiros e no caso de ninhos de madeira, nos pequenos cantos que se formam.
O principal cuidado deve ser com a higiene, procure sempre tirar os poleiros e lavar, deixe-os secando ao sol por 1 ou dois dia, enquanto isso o substitua por outro.

Tratamento:
Para tratamento preventivo, indico PIOLHAVES talco principalmente no caso de psitacídeos, o ninho deve ser coberto com o talco ao menos uma vez a cada duas semanas. Pode ser aplicado na presença de filhotes, mas deve-se tomar cuidado com regiões mucosas como olhos e nariz, além de comedouros e bebedouros para evitar intoxicação.
Alguns criadores indicam a aplicação de Frontiline Spray, 2 gotas devem ser colocadas no dorso das aves e duram até 2 meses. Aplique com muito cuidado, pois o produto não é feito especialmente para aves.
Um método simples também que pode ajudar nesse combate é a colocação de 3 ou 4 gotas de vinagre de maçã na banheira das aves, é comprovado que o vinagre é eficaz no combate de piolhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário