quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Como identificar e tratar a sarna

É uma doença comum principalmente nas patas e no bico das aves. Causada pelo parasita Knemidocoptes a doença não apresenta sintomas a curto prazo, e quando podemos identificar pode ser tarde. Por isso observe bem suas aves e preste atenção à limpeza das gaiolas e poleiros.
A doença é transmitida de uma ave para outra pelo contato com locais infectados. 
Na imagem abaixo podemos identificar a pata de um pássaro infectada com o parasita e já apresentando sinais da sua presença: 

Nessa situação as chances de cura ainda são altas.

Nessa outra imagem podemos ver um caso já irreversível da doença, onde os dedos foram cobertos completamente pela sarna:


A sarna também pode afetar o bico das aves, principalmente em periquitos, causando graves e irreversíveis lesões que levam o pássaro à morte. Como essas:

Retiradas de: http://meusperiquito.blogspot.com.br/p/sarna-nos-periquitos.html




Tratamento:
Existem diversos produtos especializados no tratamento da sarna, eu indico a pomada Dolemil. Deve ser administrada uma vez por dia, espalhando em toda área dos pés afetada. Mas antes passe água morna nos pés, para amolecer a 'casca'. O tratamento se torna eficaz apenas se realizado da maneira correta a qual está indicada na bula e se a doença for diagnosticada no inicio. 
Outros criadores indicam IVOMEC Pour On que deve ser ministrado uma vez por semana e após isso a pata deve ser coberta com vaselina para sufocar os ácaros. 
Existem também receitas caseiras feitas com vinagre, mas não são muito indicadas. 


No caso de alguma ave infectada, utilize cloro ou água sanitária nos poleiros uma vez por dia, para evitar a contaminação das demais. 

3 comentários: