sábado, 30 de junho de 2012

Como escolher o ninho certo?

Uma das dificuldades de quem está começando a montar seu plantel, é a escolha correta do ninho. Vale lembrar que cada espécia exige um modelo diferente de ninho. É importante ressaltar que o ninho, a cada ninhada deve ser lavado e exposto ao sol, para secar e evitar a proliferação de bactérias e piolhos.
Canários:

O ninho para canários, tanto do reino quanto da terra tem as mesma dimensões(aproximadamente 11cm de diametro e 5cm de profundidade) e podem ser fabricados de sisal(uma espécie de corda) ou plastico revestido de pano. Existem até mesmo modelos com refil, onde a estrutura pode ser utilizada várias vezes.

Calopsitas:

O ninho pode ser colocado dentro da gaiola, ou pode ser aberto um pequeno buraco(que dê para as aves passarem) e o ninho seja fixado na parte de fora da gaiola. Isso redobra o cuidado na hora de abrir a tampa superior, pois os pássaros podem escapar.

Ring Neck:

Dimensões: 60x27x27cm. Deve ser fixado do lado de fora da gaiola e deve conter a porta lateral, para facilitar a limpeza e a retirada dos filhotes.

Periquito Australiano:

Dimensões: 10x20x10cm. Costuma ficar do lado de dentro da gaiola, sua tampa facilita a retirada dos filhotes.

Periquito Inglês:
No caso dos periquitos ingleses, podemos utilizar ninhos idênticos aos dos australianos, ou um modelo um pouco diferenciado..

Altura: 16cm
Largura: 13cm
Comprimento: 12cm

Agapórnis: 


Como a maioria dos psitacídeos, o agapórnis exige um ninho de madeira com apenas uma entrada e um local concavo para postura dos ovos. Dimensões: 23x14x15 cm




Nenhum comentário:

Postar um comentário