quinta-feira, 28 de junho de 2012

Canário do Reino

O que dizer de uma ave tão conhecida no Brasil? Quem não tem um desses em casa, tem algum vizinho, amigo ou parente que tem. Popular pelo seu canto, essa ave originaria das Ilhas Canarias encanta pela beleza e variedade de suas cores.

Aqui vão algumas dicas básicas para as pessoas que desejam começar a sua criação..
Troca de pena: Fevereiro à abril - ofereça muitas frutas, almeirão, ovo cozido e se quiser complementar existem vitaminas próprias para esse período e encontrada facilmente em pet shops

Gaiola:
O tamanho da gaiola a ser escolhida é uma questão fundamental para o bem estar da ave, o ideal é uma gaiola de no minimo 16x22x25cm, de madeira.
Alimentação:
Encontra-se facilmente rações prontas, os chamados mix. Que devem conter alem do alpiste, aveia(sem casca), linhaça, painço branco e painço preto entre outras sementes.
Pode-se complementar a alimentação com as famosas papas-de-ovo que são muito nutritivas e devem ser oferecidas às aves o ano todo. Uma dieta balanceada também deve conter folhas de almeirão ou jiló crua, ao menos uma vez por semana, ovos cozidos(1 ovo para 9 canários), maçã, couve e frutas em geral. Só lembrando, jamais ofereça alface à nenhuma ave, podem causar diarreia e sonolência.
Criação:
Com início no começo do mês de julho e término em dezembro, o período de criação de canários não exige tantos cuidados especiais. Tudo começa com a escolha do seu casal.. É interessante escolher casais com cores parecidas, para que a dominância não destoe muito a coloração dos filhotes. 
Importante oferecer às aves nesse período um local mais retirado, com pouco barulho e movimento de pessoas. É importante também lembrar que não deve-se ficar acendendo luzes durante a noite nos locais onde estão os casais, luzes acordam os pássaros. 
O tempo de incubação dos ovos é de 13 dias, contados a partir do ultimo ovo botado. Geralmente as fêmeas botam de 3 a 5 ovos.
Sexagem:
A diferenciação entre macho e fêmea é feita de duas formas:
1-Somente os machos cantam, mas como existem alguns machos que não cantam pode ficar dificil, por isso devemos observar também pelo segundo método.
2- Pega-se a ave na mão, assopra-se a região anal, para melhor visualização. Machos apresentam uma espécie de 'espigão'. Como descreve figura.
Macho.

Fêmea.
Fonte das imagens: http://rgc-passaros.blogspot.com/2009/12/sexagem-dos-canarios.html

Espécies:
São divididos em 3 grupos: canários de cor, canários de porte e canários de canto. Embora essa descrição seja utilizada somente em competições. Dentre o grupo de cores, pode-se distinguir mais de 400.
Algumas fotos:
Belga:


Frisados do Norte: 


Gloster: 


Duvidas entre em contato!








Nenhum comentário:

Postar um comentário