terça-feira, 31 de julho de 2012

Qual a época certa?


Na imagem escaneada de uma revista da ACCA, podemos observar de uma forma mais dinâmica, qual a época certa de acasalamento, de muda de penas, de canto, de troca de gaiolas e quais os alimentos e vitaminas que devemos oferecer aos canários..

OBS: o tamanho da imagem está estourado para facilitar a leitura.

Imagem escaneada da revista da 20ª exposição oficial de canários de cor e porte. De julho de 2007 pela ACCA.



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como amansar um papagaio

Se seu papagaio não for criado com você desde filhote, essa não será uma tarefa fácil. Normalmente essas aves se identificam com a voz do dono, portanto procure sempre conversar com ele, por mais estranho que isso possa ser.
Para o caso de papagaios filhotes, procure alimentá-lo com frutas ou sementes na boca, faça carinhos e continue conversando, oferecendo o dedo para a ave subir e agrandando ela o máximo possível. Fazendo isso algumas vezes ao dia, faz com que o pássaro se acostume com a sua presença e a das demais pessoas. Treine-o sempre, para continuar manso.
Para o caso de papagaios adultos, a história muda um pouco. Se a ave for brava, a dificuldade para amansá-la é muito grande, mas não é impossível. Acostume-se com as bicadas que por sinal são muito doídas e com os gritos, mas mantenha a calma e procure conversar com a ave. Nunca castigue-a deixando sem comida ou água achando que isso vai deixá-la mais calma, muito pelo contrário..


Como Ensinar um Papagaio a Falar

Não é nada difícil, basta repetir o mesmo som ou palavra 15 vezes aproximadamente em um período de mais ou menos 3 minutos. 3 sessões dessas por dia são suficientes para que a ave aprenda.
No caso de musicas a dificuldade aumenta um pouco, portanto ensine a ave aos poucos, separe em pequenos trechos e assim que ela aprender a assoviar um, passe para o próximo.
Com o tempo, se não for exercitado o pássaro vai 'esquecer' os assovios e cantos.

Aqui alguns vídeos de papagaios cantores: Papagaio canta Ilariê, ta todo mundo louco
PAPAGAIO (ATIREI O PAU NO GATO)


Mais sobre papagaios: Papagaio Verdadeiro (Brasileiro)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Criação de Ring Necks





Macho Azul Turquesa e Fêmea Verde Canela:





Macho Verde e Fêmea Amarelo Dominante:






Macho Verde e Fêmea Verde Canela:




quarta-feira, 25 de julho de 2012

Papagaio Verdadeiro (Brasileiro)


Amazonas aestiva, uma das aves mais conhecidas do Brasil por ser nativo daqui. É um pássaro monogâmico(se relaciona com somente um companheiro por toda a vida) e colorido.
Conhecido principalmente pela sua inteligência, aprende com facilidade a falar e a imitar sons aos quais está acostumado a ouvir com frequência, como latidos de cachorro ou som de telefone.
Por conta do grande valor comercial, é alvo de caçadores que sobem aos ninhos e os retiram de lá ainda filhotes. Isso diminui e muito a chance de sobrevivência dos louros, e é por esse motivo que a venda dessa ave é controlada pelo IBAMA. Para poder possuir um exemplar desses, é necessário ir à uma loja autorizada pelo Instituto e a ave deve ser anilhada e comprada juntamente com o documento de licença. Isso juntamente com a dificuldade de se criar papagaios em cativeiro, aumenta o seu preço.
São populares também por terem longas vidas, existem relatos de papagaios com 80 anos de vida. Casos raros, por melhor que sejam tratados..


Caso já tenha um papagaio, ou esteja interessado em comprar um, seguem algumas dicas básicas;
Gaiola:
É uma ave que exige uma gaiola de metal, e com bastante espaço. Por isso, não é aconselhavel utilizarmos uma gaiola menor do que 100x60x50cm(tamanho aproximado).
Alimentação:
Uma das alimentações mais variadas de todas as aves. Se alimentam das sementes de girassol grande, amendoim com casca, aveia, arroz com casca. Frutas, das mais variadas possíveis como maçã, banana, uva, kiwi, ameixas, castanhas. Ofereça também vegetais, como couve, almeirão, brócolis, rúcula, etc.
Facilmente se encontram rações e farinhadas industrializadas para essa espécie, é interessante oferecer também pão velho, milho cozido, biscoitos de água e sal.
Nunca ofereça alface ou chocolate, pois podem causar disfunções intestinais bem como sonolência.
Fiquei atento ao que a ave come, pois por te acesso a vários locais diferentes da casa, ela pode se alimentar com produtos prejudiciais à sua saúde. 
Reprodução:
A reprodução em cativeiro é difícil de acontecer, a primeira coisa a se fazer arrumar um local muito grande, com possibilidade de voo e juntar o casal. Papagaios atingem a maturidade sexual com 5 anos somente. 
A época de reprodução vai de setembro à março e o período de incubação dos ovos varia em cerca de 28 dias.
Com aproximadamente 2 meses de vida, os filhotes saem dos ninhos.
Sexagem:
O dimorfismo sexual na espécie é muito pequeno, segundo o site Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio-verdadeiro) podemos diferenciar machos e fêmeas a partir da íris do olho. Nos machos elas são amarelo-laranja e nas fêmeas são vermelho-laranja. Mas essa diferenciação só pode ser feita por criadores muito experientes.
Existem ainda alguns criadores que dizem que os machos são mais barulhentos que as fêmeas, o que é comum na maioria das espécies. Mas ainda assim não é fácil separar machos de fêmeas.
Por isso, o melhor método é mesmo o exame de DNA, que garante com aproximadamente 99% de certeza o sexo do animal.


 Filhotes no ninho com aproximadamente 45 dias.

Como amansar e como ensinar a falar:
Como amansar seu papagaio






sábado, 21 de julho de 2012

Como e quando cortar a unha das aves?

Um outro assunto que deve interessar todos outros criadores. Quando cortar a unha das aves? Não é uma operação de rotina e nem sempre é necessária. Procuramos fazer o corte quando as aves estão com as unhas demasiadamente grandes ou antes da época do acasalamento. Na fêmea para que ela não enrosque no material oferecido à ela para confecção do ninho nem mate os filhotes recém nascidos.
Nos machos para evitar que machuquem as fêmeas durante o acasalamento.
A pata de um passaro é basicamente a mesma em todas as espécies, e é sim irrigada por veias. Portanto devemos tomar cuidado na hora de apará-las. Na imagem temos a pata de um canário(imagem retirada daqui: http://avesdoronaldo.blogspot.com.br/2012/06/como-cortar-as-unhas-de-uma-ave.html )
A pata deve estar bem presa por uma das mãos, se necessário peça ajuda à outra pessoa. No caso de haver sangramento, se não possuir o pó hemostático que é facilmente encontrado em pet shops, coloque uma pequena porção de açúcar sobre o ferimento e aperte com cuidado até estancar. 
Utilize-se de um cortador de unha, ou alicate. Existem também cortadores de unhas, feitos exclusivamente para pássaros e estes também podem ser encontrados em pet shops, como o da foto:

No caso dos psitacídeos, onde o corte não deve ser muito grande, pois as aves se utilizam das patas tanto para alimentação quanto para locomoção, pode-se apenas lixar com uma lixa de unha normal até desgastar um pouco. Ou pode-se utilizar poleiros especiais, com pedaços de lixa ja colados que causam o desgaste sem precisar de um humano.
Na foto podemos ver canário com a unha grande. 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Como cortar a asa das calopsitas?

Uma operação perigosa é cortar a asa das aves, procure utilizar uma tesoura sem ponta mas que corte bem.  É possível realizar o corte sozinho, mas se for iniciante, peça ajuda à alguém para segura ave enquanto você abre a asa e corta. Sim, as aves vão bicar o dedo de quem estiver segurando, afinal é a defesa dela. Acostume-se ou enrole sua mão em um pano BRANCO, pois outras cores devem assustar mais ainda a ave.
Alguns criadores optam por cortar as duas asas, eu prefiro cortar uma só. Isso dá menos estabilidade à aves, ela praticamente não vai conseguir plainar. Portanto procure deixar a gaiola em locais baixos para evitar quedas bruscas.
 Mas isso não impede que você corte as duas asas, se for esse o caso, a ave terá mais estabilidade e poderá alçar vôos mais longos. Isso exigirá maior atenção, além do que você deverá apará-las com mais frequência.

As penas que devem ser aparadas, são as 10 primeiras de fora para dentro, das penas de vôo primárias, segue figura retirada da internet(http://birdmania.sites.uol.com.br/br_asaseunhas_asas.htm):



Esse vídeo explica bem isso:
http://www.youtube.com/watch?v=6SoW1dPh_BA


Lembrando que essa operação não machuca as aves, seria como cortar o cabelo de um humano. Mas deve ser realizada com cautela, observando sempre as áreas irrigadas das penas, para evitar sangramentos.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ring Neck



Originárias do Norte da Africa e Sul do Oriente Médio, esses psitacídeos exóticos e barulhentos encantam pela pureza das cores(quase sempre são de um cor só).
Medem aproximadamente 40cm e chegam a viver até 20 anos em cativeiro. São aves muito espertas e adoram brincar e gritar, podem ser amansadas se tratadas no bico desde filhotes.
Se ensinadas podem imitar assovios, cantos e até mesmo reproduzir palavras com muita clareza.
Muito cuidado na hora de pegá-los na mão, escapam com muita facilidade. E acostume-se, suas bicadas são doloridas.
Gaiola:
De metal medindo aproximadamente 60x60x1,20. Podendo acomodar até um casal. Deve-se oferecer brinquedos para entretê-los, facilmente encontrados em pet shops.
Alimentação:
Uma das mais variadas possíveis, assim como os papagaios. Preferem sementes grandes como aveia, girassol e amendoim, mas comem também cártamo e alpiste. Adoram frutas como uva, maça, banana, kiwi. 
A alimentação deve conter também beterraba, cenoura, couve, almeirão, milho cozido(principalmente na época de cria dos filhotes). Ovos cozidos e ralados podem ser adicionados à farinhadas industrializadas juntamente com maçã ou cenoura para umedecer.
Sexagem:
O dimorfismo sexual existe na espécie, mas só ocorre entre os 18 e 32 meses de vida das aves. Aves que apresentam a 'coleira' são machos.
 Na foto podemos identificar o macho à direita, pois esse possui o colar.
Reprodução:
Atingem a maturidade sexual com 2 anos de idade, mas só procriam a partir dos 3. O período de incubação dos ovos dura de 22 a 24 dias, contados a partir do ultimo ovo colocado.
Essas aves criam o ano todo, mas com maior facilidade no começo de agosto até dezembro. Sua reprodução não é difícil, mas exige a escolha certa da gaiola e do ninho principalmente. O ninho deve ser fundo com medidas aproximadas de 60x30x30cm.
Podemos observar que o casal esta prestes a se reproduzir quando o macho começa a entrar no ninho, pois é ele quem arranja o local para a postura das ovos. 

Algumas mutações:
Verdes são os mais comuns.

Albinos uns dos mais raros(e mais caros).

Amarelo

Azul Turquesa

sábado, 14 de julho de 2012

Criação de canários



Macho Bronze e Fêmea Cinza Àgata


Macho Cenoura mestiço Bronze e Fêmea Amarelo Ovo


Macho Cobre e Fêmea Canela




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Criação de calopsitas


Alguns dos casais:

Macho Lutino e Fêmea Canela Escuro

Macho Cara Branca e Fêmea Arlequim


Fêmea Albina e Macho Prata Dominante
Fêmea Prata Recessivo e Macho Arlequim Cara Branca


terça-feira, 10 de julho de 2012

Chegou a hora!

Começando a época de criação dos canários. Chegou a hora de juntar os casais e aguardar as ninhadas.




domingo, 8 de julho de 2012

Canto e Acasalamento de Canário

No vídeo podemos ver o macho conquistando a fêmea.
http://www.youtube.com/watch?v=RHYNFIUe7H8&feature=related

sábado, 7 de julho de 2012

Agapórnis


Imponentes e barulhentos, essas aves coloridas podem ser amansadas e 'criadas no ombro'. Quando mantidos em bando, não brigam. São fiéis aos primeiros parceiros até a morte.
Não é aconselhável manter um agapórnis sozinho, pois pode sofrer de depressão. Quando for comprar, não necessariamente precisa ser um casal, pois dois machos ou duas fêmeas se dão bem da mesma maneira, sem brigas.
São aves muito brincalhonas e adoram destruir comedouros e bebedouros, alem de poleiros. Por isso, ofereça comedouros de louça, ou prenda-os na base da gaiola para evitar desperdício. Deixe à disposição dos  pássaros algum tipo de brinquedo, facilmente encontrados em pet shops como escadas, sininhos, argolas.
Gaiola:
A gaiola deve ser de metal e medir no minimo o dobro da envergadura das aves(cerca de 18cm), tanto na largura quanto no comprimento.
Alimentação:
Basicamente a mesma dos outros psitacídeos. As sementes: alpiste, girassol pequeno, aveia com casca, colza e painço verde. As frutas: maçã, banana, kiwi, goiaba. As verduras escuras: brócolis, almeirão, espinafre. Complementos: pão velho, milho-verde cozido, jiló, cenoura.
É importante sempre deixar na gaiola os famosos ossos de siba. Além de ser um complexo de minerais, serve para as aves desgastarem seus bicos. 
Sexagem:
Essas aves não possuem dimorfismo sexual, portanto a melhor forma de diferenciar machos de fêmeas é o exame de DNA, barato e eficaz.
Reprodução:
Separe seu casal em uma gaiola com medidas aproximadas de 80x50x50cm com um ninho de madeira(vide postagem sobre ninhos). Procure deixar seu casal em local com pouca movimentação para maior eficácia na criação. Nesse período, ofereça muitas frutas às aves e se quiser complemente com vitaminas encontradas em casas de rações que podem ser diluídas em água ou misturadas à comida. A maturidade sexual dessas aves é de 8 meses, mas só devemos iniciar a procriação a partir de um ano de idade.
O período de acasalamento é o ano todo, com maior intensidade no verão. Mas como sabemos, não é correto deixar o casal procriar o ano todo, pois isso causa muito desgaste nas aves.
A incubação dos ovos é de 22 dias e deve ser contada a partir do ultimo ovo botado, que é quando a fêmea  começa a chocar. 

Agapórnis são divididos em 7 espécies diferentes. Para facilitar vamos diferenciá-los com fotos:
Agapórnis Canus

Agapórnis pullarius

Agapórnis taranta

Agapórnis swinderniana

Agapórnis roseicollis 

Agapórnis fischeri

Agapórnis personatus

Agapórnis lilianae

Agapórnis nigrieni azul

 Albino

Existem cerca de 43 mutações de agapórnis, ou aves do amor como são conhecidas por manterem relações monogâmicas. 




terça-feira, 3 de julho de 2012

Diamante de Gould


Originários da Austrália, e interessantes pela variedade de cores, que vão desde o branco até o preto, passando por variados tons de amarelo, laranja, vermelho e roxo. Possuem esse nome em homenagem à esposa do ornitólogo(especialista em aves) que os catalogou.

Gaiola:
Não exigem gaiolas muito grandes, podem ser tanto de madeira quanto de metal. Medindo aproximadamente 20x30x30cm.
Alimentação:
A alimentação dessas aves é simples como a maioria, comem as mais variadas sementes(entre elas alpiste, painço, niger, colza e gergelim). Devemos complementar a dieta com frutas como maçã, pera, banana e kiwi. Verduras escuras como almeirão e brócolis. 
Complementos vitamínicos são indicados, pois a resistência desses bichinhos não é muito alta. Ofereça também milho cru na espiga e ovo cozido algumas vezes ao mes, principalmente na época de criação.
Reprodução:
Essas aves são curiosas no que diz respeito à reprodução, algumas vezes a fêmea abandona o ninho após botar os ovos. Para esse problema, a solução é colocar uma fêmea de manon na gaiola e retirar a fêmea que botou os ovos. Os manons são conhecidos por chocarem ovos de outras espécies.
O período de acasalamento varia de acordo com a região, diz-se que na temporada de chuvas é o momento certo para juntar os casais. Só criam após atingir a fase adulta, ou seja, somente após um ano de idade.
Ofereça sempre vitaminas industrializadas diluídas na água nesse período ou mesmo rações especiais para a espécie.
Sexagem:
Podemos diferenciar machos de fêmeas observando as cores e a cauda. Machos possuem a cauda mais alongada e cores mais vivas, são mais coloridos. Fêmeas pelo contrários são menos coloridas e possuem cores mais opacas. Embora essa identificação seja um pouco difícil, pessoas com mais experiencia conseguem identificar com mais facilidade.
Exemplo de macho:
 Observa-se cores muito vivas no peito principalmente.

Exemplo de fêmea:

Abaixo temos alguns exemplos das mutações mais comuns:
Casal cabeça vermelha. Fêmea à esquerda.

Macho cabeça laranja.

Macho cabeça preta.

 Não tão comum assim, ao lado temos um caso de albinismo.