sábado, 30 de junho de 2012

Como escolher o ninho certo?

Uma das dificuldades de quem está começando a montar seu plantel, é a escolha correta do ninho. Vale lembrar que cada espécia exige um modelo diferente de ninho. É importante ressaltar que o ninho, a cada ninhada deve ser lavado e exposto ao sol, para secar e evitar a proliferação de bactérias e piolhos.
Canários:

O ninho para canários, tanto do reino quanto da terra tem as mesma dimensões(aproximadamente 11cm de diametro e 5cm de profundidade) e podem ser fabricados de sisal(uma espécie de corda) ou plastico revestido de pano. Existem até mesmo modelos com refil, onde a estrutura pode ser utilizada várias vezes.

Calopsitas:

O ninho pode ser colocado dentro da gaiola, ou pode ser aberto um pequeno buraco(que dê para as aves passarem) e o ninho seja fixado na parte de fora da gaiola. Isso redobra o cuidado na hora de abrir a tampa superior, pois os pássaros podem escapar.

Ring Neck:

Dimensões: 60x27x27cm. Deve ser fixado do lado de fora da gaiola e deve conter a porta lateral, para facilitar a limpeza e a retirada dos filhotes.

Periquito Australiano:

Dimensões: 10x20x10cm. Costuma ficar do lado de dentro da gaiola, sua tampa facilita a retirada dos filhotes.

Periquito Inglês:
No caso dos periquitos ingleses, podemos utilizar ninhos idênticos aos dos australianos, ou um modelo um pouco diferenciado..

Altura: 16cm
Largura: 13cm
Comprimento: 12cm

Agapórnis: 


Como a maioria dos psitacídeos, o agapórnis exige um ninho de madeira com apenas uma entrada e um local concavo para postura dos ovos. Dimensões: 23x14x15 cm




sexta-feira, 29 de junho de 2012

Calopsitas




Naturais da Austrália, encantam pela sua imponência e pela mansidão. Com seus aproximados 30cm, pode ser encontrada em várias cores. Aprendem a assoviar e até conseguem falar algumas palavras. Vamos então à algumas dicas básicas sobre a criação desse bichinho tão dócil.
Gaiola:
Pelo seu tamanho, exigem gaiolas grandes para que possam ficar acomodadas. Sempre utilize gaiolas de metal, pois elas acabam com as de madeira, procure usar também poleiros mais grossos pois seus pés são maiores e isso garante maior estabilidade e equilíbrio. Recomenda-se gaiolas de tamanho aproximado a: 60x50x60cm.
Alimentação: 
A dieta desses psitacídeos envolvem além de sementes(alpiste, girassol, painço, aveia, arroz cateto entre outras), milho cozido, maçã, espinafre, cenoura, além das famosas farinhadas industrializadas. Podemos complementar a alimentação das aves com complexos vitamínicos oferecidos por meio de farinhadas ou líquidos, diluídos na água.
É importante, para manter o bico afiado e forte oferecer também pedras de cálcio, encontrados facilmente em lojas de ração.
Criação: 
Com o aumento de uma ave dentro da mesma gaiola, o tamanho da gaiola também deve ser maior.
Um dos maiores desafios na hora de montar seu casal é a Sexagem. Há quem diga que é possível definir a sexualidade por meio de características físicas, mas a dificuldade é grande pois o dimorfismo sexual é muito pequeno. Existem também um modo de examinar os exemplares, apalpando a região anal e verificando se existem dois pequenos osso(fêmea) ou somente um(macho), mas isso exige muita experiencia. Então o modo mais prático é o exame de DNA, oferecido por diversos laboratórios e a preços baixos.
Aves mais ariscas estão mais preparadas para a reprodução. Lembrando também que as aves só estão aptas para acasalamento após 1 ano de vida.
O tempo de incubação é de aproximadamente 18 dias contados a partir do ultimo ovo botado. 
Época de reprodução: ano inteiro
O ninho deve ser de madeira e medir 35x20x20cm.
Como amansar um filhote?
Esse é o momento mais esperado para grande parte dos criadores. Para que o filhote cresça forte e manso, deve-se dar a farinhada especial para filhotes diluída na medida certa em água,com uma seringa 3 vezes ao dia, pela manhã, a tarde e no começo da noite. Com o passar do tempo e com o crescimento dos recém-nascidos, passe a dar alimento no bico apenas de manhã e no fim da tarde e passe a oferecer a ração para adultos. 
Durante algumas vezes no dia, pegue o filhote na mão e o acaricie, faça isso com cuidado para não derrubá-lo. Seguindo essas dicas o filhote crescerá manso e saudável.


Não se esqueça também de oferecer à ave brinquedos para que possa se distrair. E lembrando, são aves mimadas, deixá-las de lado pode causar problemas. Jamais ofereça chocolate, alface ou café para nenhuma espécie. 

Algumas mutações: 
 Lutino

Pérola

 Albina

 Prata

Algumas informações retiradas do site mais especializado em calopsitas. Portal das Calopsitas: 


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Canário do Reino

O que dizer de uma ave tão conhecida no Brasil? Quem não tem um desses em casa, tem algum vizinho, amigo ou parente que tem. Popular pelo seu canto, essa ave originaria das Ilhas Canarias encanta pela beleza e variedade de suas cores.

Aqui vão algumas dicas básicas para as pessoas que desejam começar a sua criação..
Troca de pena: Fevereiro à abril - ofereça muitas frutas, almeirão, ovo cozido e se quiser complementar existem vitaminas próprias para esse período e encontrada facilmente em pet shops

Gaiola:
O tamanho da gaiola a ser escolhida é uma questão fundamental para o bem estar da ave, o ideal é uma gaiola de no minimo 16x22x25cm, de madeira.
Alimentação:
Encontra-se facilmente rações prontas, os chamados mix. Que devem conter alem do alpiste, aveia(sem casca), linhaça, painço branco e painço preto entre outras sementes.
Pode-se complementar a alimentação com as famosas papas-de-ovo que são muito nutritivas e devem ser oferecidas às aves o ano todo. Uma dieta balanceada também deve conter folhas de almeirão ou jiló crua, ao menos uma vez por semana, ovos cozidos(1 ovo para 9 canários), maçã, couve e frutas em geral. Só lembrando, jamais ofereça alface à nenhuma ave, podem causar diarreia e sonolência.
Criação:
Com início no começo do mês de julho e término em dezembro, o período de criação de canários não exige tantos cuidados especiais. Tudo começa com a escolha do seu casal.. É interessante escolher casais com cores parecidas, para que a dominância não destoe muito a coloração dos filhotes. 
Importante oferecer às aves nesse período um local mais retirado, com pouco barulho e movimento de pessoas. É importante também lembrar que não deve-se ficar acendendo luzes durante a noite nos locais onde estão os casais, luzes acordam os pássaros. 
O tempo de incubação dos ovos é de 13 dias, contados a partir do ultimo ovo botado. Geralmente as fêmeas botam de 3 a 5 ovos.
Sexagem:
A diferenciação entre macho e fêmea é feita de duas formas:
1-Somente os machos cantam, mas como existem alguns machos que não cantam pode ficar dificil, por isso devemos observar também pelo segundo método.
2- Pega-se a ave na mão, assopra-se a região anal, para melhor visualização. Machos apresentam uma espécie de 'espigão'. Como descreve figura.
Macho.

Fêmea.
Fonte das imagens: http://rgc-passaros.blogspot.com/2009/12/sexagem-dos-canarios.html

Espécies:
São divididos em 3 grupos: canários de cor, canários de porte e canários de canto. Embora essa descrição seja utilizada somente em competições. Dentre o grupo de cores, pode-se distinguir mais de 400.
Algumas fotos:
Belga:


Frisados do Norte: 


Gloster: 


Duvidas entre em contato!